domingo, 4 de outubro de 2009

Sombra vizinha

Abri o livro, sentei-me na cadeira, olhei o mar e recomecei a leitura na página marcada… tentei, porque na verdade não consegui continuar a ler, mas a fingir que lia. E o motivo de tal fingimento prendia-se apenas com a conversa da sombra vizinha. Eram quatro no toldo do lado... pai, mãe e dois filhos. A mãe de pinça na mão tentava desenfreadamente arrancar um pêlo que tinha no queixo, e pareceu-me assim de soslaio que não seria o único. Já havia matéria que chegasse para que a minha leitura não prosseguisse com a devida paz… mas a coisa não se ficou por aqui. Perante a dificuldade em extrair o dito cujo, quis o pai tentar… a mãe no centro da sombra ocupava já uma área considerável, pelo seu tamanho natural, não o da sombra mas sim o da mãe. Nada de atrapalhações… pôs-se o homem de joelhos em frente à mulher e de pinça na mão… não fosse a ajuda falhar, os filhos quiseram ver tudo de perto... assim, um de cada lado, iam relatando os acontecimentos de forma bastante audível, sugerindo gestos novos e posições…
De repente imaginei-me dentro da casa destes vizinhos de toldo, esta cena íntima podia perfeitamente estar a ser vivida numa cozinha… (há cozinhas onde acontece de tudo)… imaginei uma mesa de jantar ainda por levantar, com ossos de frango e batatinhas fritas, minis com as caricas pela toalha a enfeitar, bocados de pão com as marcas dos dentes de cada um dos quatro, um televisor ligado com som alto no intuito de incentivar o “berro”, e a partilha física destas experiencias em família… sobre chão de mosaico e não de areia como era o caso.
Levantei-me, arrumei as memórias que tinha nas mãos dentro do meu saco, e fui até à beira mar… pensei nestas imagens anteriores... quantas vezes sem nos apercebermos, em dois segundos podemos entrar na casa dos outros sem pedir licença, e sem ser convidados…

2 comentários:

Gelo disse...

e nem é preciso entrar pela janela como o lardão normal :)

Micha disse...

..e ja agora... quantas vezes de uma forma ou de outra nao somos vitimas de 'torturas psicologicas' em espacos publicos e sem fazer parte da farofa toda...grande relato ;)