quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Onde moram os livros

Para objectos dignos, lugares especiais! Sempre me fascinaram os lugares onde repousam os livros. Gosto de prateleiras desiguais, às cores, ou cinzentas. Gosto de entrar numa casa e descobrir onde moram os livros ali. Gosto da forma como estão arrumados ou como caem inclinados. Gosto deles até no chão, mesmo à minha mão. E depois quando os trago comigo gosto de olhar o lugar vazio no espaço que deixaram. Gosto de olhar as prateleiras numa sala quase às escuras, apenas acesa pela chama de uma vela… gosto de as olhar e deste namoro encontrar o livro certo para ler, ou simplesmente deliciar-me com o prazer da escolha…

13 comentários:

Guida Palhota disse...

Também gosto deles desarrumados, sobre a secretária, encavalitados, abertos sobre abertos, outros ainda ou já fechados... Gosto de livros em desordem, dos que ficaram perdidos pela casa e daquele sempre naquele sítio (o w.c.!), para eu continuar sempre que lá volto. Gosto da vida dos livros espalhados e dos que moram na mochila ou na carteira, desses que vão connosco ao dentista ou à praia.
Prateleiras inclinadas não tenho, mas posso já hoje dar umas marretadas em algumas e tornar isto aqui mais desigual...
Ideia fixe a tua!

Vítor disse...

Eu também gosto de os ver arrumados, mas não consigo tê-los assim... são muito indisciplinados... já me habituei a tropeçar neles... e a passar horas à sua procura, muitas vezes para chegar à conclusão de que moram, no fim de contas, noutras paragens porque foram à vida deles... também me aparecem quando pensem que já não estavam comigo... enfim, se ao menos alguém me emprestasse uma estante como a tua... ou pelo menos me dissesse em que loja é que se pode comprar... sempre poderi ter os livros arrumados em desarrumação.

Anónimo disse...

Essas "parteleiras"(como dizem quase todos os meus miúdos...)são o máximo! Tens realmente uma assim em tua casa? Tambem quero, é um espanto!!!
Cá em casa há livros que pertenceram a várias gerações: os do meu avó, quase toda a "Colecção Vampiro" e da qual a minha mãe guardava religiosamente o 1ºVol.,dentro do armário roupeiro.Era para ela uma espécie de relíquia e ainda deve andar para aí escondido. Depois tenho os livros que eram da minha mãe, imensos: policiais, romances clássicos, romances actuais, filosofia, teologia, ética. A seguir, os que o meu pai tambem deixou cá em casa: economia e gestão, basicamente.(nesses nem vou tocar, ele que me perdoe...). Depois, os meus e dos meus irmãos do tempo da nossa adolescência. E finalmente, os meus e os do Zé. Isto tudo à mistura faz uma grande biblioteca e é precisamente rodeada de livros que eu me sinto bem. Nunca posso dizer que não tenho nada para ler... .
Afinal, onde é que arranjaste a "parteleira"?

1 beijinho

Lady Godiva disse...

Ó Rute, a "parteleira" de sonho já ela arranjou. Agora só lhe falta a 'pandeireta'! Eh eh!

Beijinhos, Clarice. LOL

Clarice disse...

Margarida: Gosto dos livros com vida, por isso desalinhados também...


Vítor: e livros com alma, mesmo os de alma perdida...


Rute: tu alguma vez viste esta prateleira em minha casa? as
minhas são normalíssimas :)
mas muitas e desiguais. Até cadeiras nas casas de banho servem para "sentar" livros...

Lady: pandeireta... gosto muito de música sim senhor mas fora das "parteleiras":)

Lady Godiva disse...

Menina Clarice:
"Prateleiras e pandeiretas de sonho" são ideias que aqui lhe deixo para discutir A.S.A.P. com a menina Rute. Ela fará o favor de a esclarecer, pela certa.

Beijos de boa noite e bons sonhos.

S. disse...

Ias adorar o meu escritório se o visses agora... estão por todo o lado, abertos, fechados, empilhados... acho que tenho mais no chão do que nas prateleiras! :S

Anónimo disse...

Ora muito bem Clarice, não sou eu a que costumo explicar as piadas, lembras-te? Mas vou só passar-te a informação: as expressões "parteleira" e "pandeireta" de sonho são da autoria dos "Gato Fedorento" e significam respectivamente "bubes" e "bilha"... . podiamos fazer uma piquena cirurgia e distribui-las uniformemente!... ... .

1 beijinho para ti

Clarice disse...

Ai Rute não percebi nada! explica lá outra vez e melhor ... :)))))

Anónimo disse...

Não estarás por algum acaso a gozar comigo? Hum... ...

Clarice disse...

Rute, eu?

NUNO disse...

Já por aqui passei antes mas só hoje parei para ler os comentários, sempre agradáveis, como uma tertúlia entre amigos...
Embora vá destoar, gosto de ter os meus livros arrumados, organizados por assuntos, autores, géneros, para saber onde estão quando deles preciso mas não deixo de ter alguns "á solta", espalhados por alguns pontos da casa, na esperança de lhes poder pegar logo a seguir... Que saudades de quando o local de trabalho era em Lisboa e o meio de transporte o comboio... As prateleiras não são problema, sou eu que as vou fazendo nos tempos livres, adaptando-as aos espaços disponíveis. É um prazer antecipado, sentir a textura e o cheiro da madeira, ao trabalhá-la. E uma angústia ter alguns livros (e CD's...) em caixas, á espera de tempo para fazer as "parteleiras" e arranjar espaço para as pôr...

Anónimo disse...

OLÁ, CLARICE
ENTREI HOJE EM CONTACTO CONTIGO E COM OS LIVROS...E TAMBÉM, TAL COMO TU, VEJO-OS POR TODO O LADO. É ASSIM QUE ELES TÊM DE ESTAR, AO ALCANCE DE TODAS AS NECESSIDADES....E, SABES, O PODER DO BOM LIVRO TEM UMA CORRELAÇÃO DIRECTA COM A NECESSIDADE DELE.
SE PRECISARES DELE (O TAL) ELE APARECE DISFARÇADO DE POEMA OU TRAVESTIDO EM ROMANCE...METAFORIZADO NUM VERSICULO DA BIBLIA.....VAI POR MIM.....PENSA NA TUA NECESSIDADE E, POR UM GOLPE DE MAGIA, ELE APARECE E RESPONDE COM A SUA VOZ ROUCA OU O SEU PERFIL MANEIRISTA
À TUA URGÊNCIA
HELENA RAMOS,PROF