segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Nem uma careta !


Como eu gostava de dizer adeus aos carros que vinham atrás do meu. O meu pai a conduzir e eu e o meu irmão naquele frenesim. "Parem com isso que as pessoas podem distrair-se", dizia a minha mãe. O perigo na altura nem passava por irmos de costas, sem cintos e para bem dizer ao "molho". O perigo era mais moral, parecia mal. Bem, a verdade é que a minha mãe percebia perfeitamente que pelos risinhos, nós não dizíamos só adeus… caretas, línguas de fora, enfim era só rir! Esta brincadeira era válida para viagens curtas e longas, era um ritual e juro que tenho saudades.
Hoje os meus filhos já não vivem esta hilariante experiência, felizmente vão mais seguros mas expostos a outros perigos. É que quando menos se espera a raiva de um condutor leva a que sem mais nem porquê se espete o dedo do meio, e … Toma!
Eu fico “verde”. E para lá de “esverdeada” ainda tenho que responder à pergunta do meu filho: "o que é que o senhor queria, mãe?"
Aos que se revelam dentro de um monte de lata, aos que escrevem anonimamente sobre outros que assinam aquilo que pensam e sentem … a esses, os meus filhos não iriam gostar de dizer adeus, muito menos fazer uma careta!

2 comentários:

S. disse...

Recordo uma vez, há alguns anos atrás, quando ainda estudava, em Lisboa, numa 6ª feira, dia da semana em que eu religiosamente carregava o meu malão para vir de fim-de-semana à terra, em que, ainda longe da paragem, vi o autocarro que me deveria levar até à estação onde apanharia o comboio. O srº motorista fez um compasso de espera, mesmo quando já ninguém havia para subir ou descer e eu lancei-me numa corrida desenfreada para apanhar o toda-a-semana-ansiado autocarro. Mesmo quando estava a chegar junto à porta, vi-a fechar-se e qual o meu espanto quando olho para ele e ele me mostra o "dedo". Fiquei verde, roxa, amarela e às pintas... e, na minha mente, juro-te que não tive pensamentos nada educados em relação ao dito cujo.

Maria disse...

São aquelas memórias que nos ficam..:) Hoje os miudos são totalmente imprevisiveis..